De modo geral, quando comparado a outras massas, o Rondelli não é um prato muito consumido, embora seja muito saboroso. Possivelmente, seu visual requintado passe a ideia de que seu preparo pode ser difícil, mas não é. De preparo simples e com uma infinidade de possibilidades viáveis como recheio este é um prato baseado em massa fresca que pode conquistar o paladar de muita gente e se apresentar como uma opção interessante para quem gostaria de variar na apresentação da refeição.
De origem italiana, este prato tem seu nome originado em uma mistura de duas palavras, uma italiana e outra latina, resultando em algo original e que traduzido para o português significa “redondo, perfeito e completo”. Quem já provou este prato sabe que a tradução não poderia ser mais adequada, dada à aparência e sabor inigualáveis que este prato apresenta.
Quem nunca provou e também aos amantes do Rondelli, uma receita diferenciada desta refeição que se mostra muito interessante e saborosa é a massa recheada com ricota, damasco e nozes. Com ingredientes pouco utilizados de modo geral quando comparados a molho de tomate ou bechamel, por exemplo, esta é uma receita que conquista paladares e que pode ser feita quando se busca um prato que aparente requinte.
Assim como outros pratos baseados em massas italianas, neste caso a massa em si também é o primeiro ponto a ser trabalhado. Para seu preparo os ingredientes necessários são: 250 gramas de farinha de trigo; 150 gramas de semolina e 5 ovos inteiros.
Inicialmente, coloque em um recipiente a farinha de trigo e a semolina, misturando-os e pondo-os de modo que formem uma cratera no meio do recipiente, onde serão adicionados os ovos. Misture os ingredientes até que a massa comece a ficar homogênea, colocando-a então sob uma superfície lisa e enfarinhada, sovando-a para que fique lisa e homogênea. Feito isso, a massa deve descansar por cerca de uma hora na geladeira, para em seguida ser aberta e receber o recheio.
O recheio necessita de 500 gramas de ricota; 200 gramas de damasco; 100 gramas de nozes e sal a gosto. Seu preparo necessita do auxílio de um processador, no qual deverá ser picado o damasco e as nozes, sendo estas previamente tostadas na frigideira, e também se deve utiliza-lo para que a ricota tome uma consistência mais pastosa. Feito isso, misture os ingredientes e reserve enquanto a massa é cozida.
Depois que a massa ficou uma hora na geladeira, deve-se abri-la com o auxílio de um cilindro ou rolo de macarrão, e corte-as em cerca de 30 cm levando-as em seguida para cozer, duas tiras por vez por cerca de dois a três minutos, em uma panela grande com água fervente e sal. Quando a massa estiver al dente, coloque-a esticada sobre um prato de pano limpo e distribua o recheio por toda extensão, enrolando a massa em seguida como um cilindro. Em seguida, reserve este preparo por uma hora na geladeira e, neste meio tempo, prepare o molho.
Para o molho bechamel é necessário uma quantia maior de ingredientes, entretanto estes são geralmente alguns dos quais usualmente todos têm em casa. O bechamel contempla o uso de 1 litro de leite; 1 cebola cortada em rodelas; 1 dente de alho cortado em pedaços grandes; 1 folha de louro; 6 grãos de pimenta do reino; 80 gramas de manteiga; 60 gramas de farinha de trigo; 100 gramas de parmesão ralado; noz e sal a gosto, além parmesão para gratinar.
Seu preparo se inicia por ferver o leite, juntamente a cebola, o alho, louro, pimenta e noz moscada. Quando esse conteúdo estiver devidamente fervido, é necessário deixar que descanse por dez minutos. Posteriormente, em outra panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem e em seguida adicionando o leite, anteriormente coado, mexendo rapidamente até que a mistura engrosse e, feito isso, basta adicionar o parmesão e o sal conforme achar adequado.
Tendo o molho pronto e a massa tendo descansado o tempo necessário na geladeira é hora de montar o prato, assa-lo e servi-lo. Para tanto, a massa em formato cilíndrico que foi refrigerada deve ser recortada em pequenas rodelas, com média entre 2 cm e 3 cm.
Utilizando um refratário que caibam as rodelas lado a lado, despeje um pouco do molho bechamel no fundo e distribua os Rondelli neste espaço. O restante do molho deve ser posto sob a massa, levando ainda parmesão salpicado também por cima da mesma de modo que gratine.
Cerca de vinte minutos antes de servir a refeição, leve o recipiente com a massa ao forno, e deixe por tempo suficiente para que o queijo seja gratinado e obtenha uma aparência dourada, tendo isto o prato esta pronto para ser apreciado.
Ainda que possa parecer um prato complexo de ser preparado, seu resultado vale a pena, especialmente se o objetivo é apresentar uma refeição diferenciada e extremamente saborosa