Atualmente podemos observar um aumento constante no movimento vegetariano, tanto por motivos de proteção aos animais, quanto por um crescimento na busca por uma alimentação mais saudável.
Diante isso é imprescindível a criação de novas receitas que respeitem os ingredientes possíveis a esta parcela do público e que também contemplem os sabores tradicionais e amados por todos, assim como estes mesmos pratos devem apresentar um alto teor nutricional, visando suprir os nutrientes que outrora eram obtidos através do consumo de carne.
Sabemos que um prato muito querido pelos brasileiros é a lasanha, a qual, na maioria das apresentações, conta com carne entre os principais ingredientes do molho. Dado isto, é interessante que sejam apresentadas novas versões deste prato, tal como a deliciosa lasanha vegetariana de brócolis e tofu.
Embora este preparo conte com um número maior de ingredientes do que a receita tradicional e seu acompanhamento pareça ser mais trabalhoso de ser preparado, o prato final compensa muito frente ao sabor que apresenta e promete conquistar o paladar não somente de quem segue uma dieta vegetariana, mas de todos que provarem esta incrível lasanha.
Para a massa fresca, é necessário que se obtenha e reserve os seguintes ingredientes: 1 e ½ copo americano de farinha de trigo; ½ copo de água em temperatura ambiente ou levemente morna; 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de óleo vegetal.
Quanto à farinha considere que será preciso mais para untar uma superfície a fim de abrir a massa e que esta quantia diz respeito unicamente ao preparo em si, portanto, separe mais um pouco do que o requisitado na receita.
Para preparar comece por colocar a farinha e o sal em um recipiente e mistura-los, em seguida arrume-os de modo que fique um buraco ao centro, como uma cratera de vulcão, e adicione neste espaço o óleo e a água. Com o auxílio de um garfo, misture os ingredientes pouco a pouco, no sentido das bordas para o centro do recipiente, até que todos sejam incorporados.
Feito isso, enfarinhe uma superfície lisa, tal como uma bancada ou tampo de mármore, e abra a massa utilizando de um rolo de macarrão, caso não possua um cilindro para tanto. Trabalhe de modo que a espessura seja fina, em cerca de 2 mm, isso é, não fina o bastante para seja transparente, mas não robusta para que seja o destaque dos sabores no preparo. Por fim, corte-a em formato retangular, tal como se é tradicional para lasanha.
Para realizar o cozimento, prepare uma panela com água o bastante para cobrir a massa, a qual deve ser posta em cozimento pouco a pouco. De tempo inferior as secas, observe o alcance do ponto al dente, que deve ser entre três e cinco minutos. Quando alcançá-lo, retire a massa da água e coloque-a para escorrer.
Faça esta última etapa quando o molho estiver finalizado ou quase pronto, assim conforme a massa escorrer a água já é possível ir dispondo-a na forma ou refratário e alternando com o molho, montando o prato para levá-lo ao forno.
Quanto ao preparo do molho, uma série de itens é precisa, separando-se por subitens entre aqueles os quais são utilizados no molho branco, para refogar o brócolis e para preparar o tofu.
Separe para o molho branco: 3 xícaras de chá de leite de amêndoas; ½ xícara (de chá) de cebola picada; 3 colheres de sopa de farinha de trigo misturadas com 1 xícara (de chá) de água; sal a gosto e noz moscada a gosto.
Para o brócolis será preciso os seguintes itens: 3 dentes de alho picados; 1 maço de brócolis limpo e picado (cerca de 400g) e sal a gosto.
Já para o preparo do tofu, reserve: 500 gramas de tofu amassado; 1 colher de sopa de orégano desidratado; 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado e azeite a gosto.
Comece o preparo com o molho branco, refogando a cebola e em seguida acrescentando o leite de amêndoas, temperando em seguida com o sal e a noz moscada a gosto, deixando que ferva. Assim que atingir este ponto, adicione água e a farinha pouco a pouco, misturando até que engrosse e então desligue o fogo e reserve este preparo.
Em outra panela, coloque um fio de óleo e refogue os alhos até que dourem, adicionando posteriormente o brócolis, o qual deve estar devidamente picado. Refogue-o por alguns poucos instantes, apenas para que tempere, uma vez que será levado ao forno. Por fim, volte à atenção ao tofu. Tempere o tofu amassado com o orégano, manjericão e o azeite, acrescentando também sal se achar necessário.
Com todas as partes prontas basta montar o prato. Intercale uma camada de massa com o molho, em seguida com o brócolis e, por ultimo, com o tofu, até que acabem os preparos. Finalize com o molho e leve ao forno médio por cerca de meia hora.
Frente ao que é utilizado, é possível substituir o tofu amassado por bolonhesa de proteína de soja e o leite de amêndoas pelo tipo de leite que preferir. Em pouco tempo é possível fazer uma lasanha vegetariana de modo artesanal, possibilitando a escolha e preparo de todos os itens de forma particular a cada cozinheiro.