Massas no Brasil | Receita de fusilli

No Brasil, o terceiro maior consumidor de massas do mundo, a refeição mais consumida desse tipo de alimento é o espaguete, representando 57% da preferência dos sujeitos, seguido de longe pelo fusilli, com 15% e a lasanha com 5%, conforme uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (ABIMA).

espaguetti

De acordo com os dados obtidos, o espaguete é a massa mais encontrada nos lares brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde seu consumo representa 76%. De modo geral, 99,6% dos brasileiros consomem algum tipo de massa, sejam estas as indicadas anteriormente ou alguma outra variedade como, por exemplo, o macarrão instantâneo que é consumido em 90,9% das residências, em especial aquelas nas quais vivem crianças, representando 62%, indicando que, por vezes, a escolha da refeição se dá em termos de praticidade e rapidez.

No que diz respeito ao consumo de massas secas ou frescas, observa-se que, possivelmente em prol da facilidade de preparo, as secas ganham em consumo, estando presentes em 98,7% dos lares brasileiros, contra 29,9% das frescas.

As massas frescas em particular demonstram uma presença maior em casas que não possuem crianças, as quais representam metade dos consumidores deste tipo de alimento. Nos últimos cinco anos este tipo de massa apresentou um aumento de 84% frente ao consumo da população brasileira, com maior destaque nas regiões Sul e Centro-Oeste, e com 36% de seus consumidores pertencentes às classes A e B.

fusilli

Enquanto na Itália são comercializados seiscentos tipos de massa, no Brasil o número encontra-se em apenas quarenta. Ainda assim, observa-se que o consumidor brasileiro não vem aproveitando da diversidade que se tem disponível, voltando sua atenção para alguns poucos e mais tradicionais meios de preparar massa. Um exemplo disso é que o Fusilli, o qual está em segundo lugar em consumo no país, apresenta uma taxa de participação de 23% apenas no estado de São Paulo.

Talvez esses resultados mostrem que é necessário apresentar a grande parcela da população o quão as massas podem ser versáteis, quantos diferentes e saborosos pratos podem ser preparados tendo como base principal a simples tríplice de farinha, água e ovos.

O fusilli, por exemplo, que obteve destaque interessante apenas em um dos estados pode vir a conseguir maior notoriedade, se os passos de preparo desse prato e seu resultado altamente agradável ao paladar forem destacados diante as diversidades encontradas neste universo.

Para iniciarmos esse processo, observe a seguir os ingredientes necessários e os passos que devem ser seguidos a fim de se obter como refeição um delicioso fusilli acompanhado de molho de linguiça, prato que requer uma série de variados ingredientes e um processo pouco mais trabalhoso que uma massa simples com molho, mas que compensa com o sabor final.

Os ingredientes necessários para o preparo da massa fresca de fusilli contemplam: uma xícara mais ¼ de farinha de trigo; ¾ xícara de chá de sêmola; uma colher de sal; oito gemas de ovos e ½ colher de azeite.

O molho de linguiça, por sua vez, requer: ½ quilo de linguiça picante; cinco colheres de azeite extravirgem; cem gramas de cebola branca, cortadas em forma de meia lua; seis dentes de alho picado; trezentos e cinquenta gramas de tomate pelado; duas folhas de louro e sal a gosto.

Além desses ingredientes, na montagem do prato alguns mais são necessários, sendo estes: três litros de água; uma colher de sopa de sal; cinco colheres de chá de azeite; meio maço de cebolinhas picada e meio de salsa, e 1/3 xícara de queijo parmesão ralado.

Para preparar este prato, inicia-se pela mistura dos ingredientes da massa. Tal como a maioria das massas frescas, coloca-se a farinha em um recipiente formando um buraco no meio, como uma cratera de vulcão, neste caso junto ao sal e sêmola, em seguida adicione as gemas e o azeite. Misture com os dedos até que a massa esteja homogênea, então a coloque sob uma superfície lisa e enfarinhada para que seja sovada e atinja o ponto desejado, liso e elástico.

Uma vez pronta, abra a massa com o auxilio de um cilindro ou rolo de macarrão, até que a espessura seja de uma bolacha de sal e posteriormente a corte com uma faca, fazendo fios de massa de aproximadamente três centímetros. Enrole-os em um espeto cilíndrico e reserve mantido sob a proteção de um pano de algodão úmido.

Para preparar o molho, retire a carne da linguiça e a corte, colocando-a para fritar em uma panela preaquecida, junto ao azeite. Deixe-a em fogo médio até que a fritura se inicie, então adicione a cebola e o alho. Por fim, adicione os tomates e as folhas de louro, deixando que cozinhe por cerca de vinte minutos, mexendo constantemente para não queimar. Uma vez pronto, retire as folhas de louro e adicione sal, caso ache preciso.

No ultimo passo, a montagem, deve-se ferver água com sal e inserir a massa junto, deixando que cozinhe por cerca de cinco minutos. Dado esse tempo, escorra a água da massa e junte-a com o molho, adicionando o parmesão, o azeite e as ervas ao final.

De preparo mais trabalhoso, mas de sabor indiscutivelmente agradável, o fusilli é um prato que tem tudo para conquistar o paladar dos brasileiros e de pessoas de todo o mundo cada dia mais.

 

0/5 (0 Reviews)
2018-11-06T18:09:38+00:00