Massa vegana e nhoque vegano

Atualmente observamos que um movimento que vem ganhando força a cada dia mais entre as pessoas é o denominado veganismo. Muita gente desconhece o que implica alguém tornar-se, ser vegano. Basicamente existir enquanto sujeito vegano implica na busca de medidas praticáveis que permitam a esse sujeito excluir, conforme possível, fontes diversas que estão relacionadas a crueldade ou algum tipo de exploração animal. Desse modo, alimentos que contém qualquer ingrediente de origem animal estão vedados para consumo, como, por exemplo, leites, ovos, mel ou quaisquer laticínios.

sopa de macarrão

Diante disso, podemos cogitar, portanto, que se torna difícil – se não impossível – que esses sujeitos possam aproveitar de uma refeição preparada à base de massa, seja esta um macarrão, uma lasanha ou um nhoque. Entretanto, entre as diversas opções que veganos buscam de modo a complementar os nutrientes necessários em sua dieta e entre as possíveis formas de se preparar uma massa fresca, temos também sua versão vegana.

Iremos explanar a seguir frente ao modo de preparo uma receita de massa vegana simples, a qual pode ser adaptada conforme o interesse do cozinheiro, e um nhoque vegano. Essas são, portanto, receitas interessantes para auxiliar este sujeito a manter a postura escolhida sem que exista um déficit nutritivo em resultado do detrimento a determinados alimentos.

Para o preparo da massa vegana são necessários poucos ingredientes, sendo estes: cerca de 700g de farinha, sendo 400g para aplicar diretamente à receita e o restante para ser utilizada durante a abertura da massa; um copo de água morna; uma colher de sopa de sal e duas colheres de sopa de óleo vegetal.

O primeiro passo dessa receita consiste em peneirar a farinha que será utilizada para fazer a massa, evitando a possibilidade de permanecerem alguns pedaços juntos como pequenos pelotinhos na massa. Feito isso, acrescenta-se o sal e misturam-se esses ingredientes, posteriormente abrindo um espaço ao meio, como um buraco no centro do recipiente, onde será adicionado a água e o óleo. Aos poucos, com gentileza, mesclam-se os ingredientes com as mãos até que a consistência se encontre mais firme.

Uma vez que a consistência da massa seja estável o bastante para que se possa trabalha-la fora do recipiente, deve-se enfarinhar uma superfície tal como uma bancada, uma pedra de mármore ou mesa onde a massa não corra o risco de grudar, e passar para a fase seguinte, o momento de sová-la. Amasse-a por cerca de cinco minutos ou até que atinja a consistência ideal, quando se encontra homogênea e lisa, sem grudar na superfície ou nas mãos.

Com a massa em consistência desejada, se parte para o momento de abri-la, sendo importante também nesta etapa enfarinhar a superfície de contato, atentando-se a não utilizar demais ou a massa ficará pesada. Caso tenha disponível um cilindro próprio para fabricação de massa fresca utilize-o e caso não, separe a massa em porções menores para que caiba na bancada ou local que estiver utilizando e a abra com o auxílio de um rolo de macarrão, o qual geralmente está presente nas cozinhas. Uma vez aberta é só cortar no formato que apetecer frente ao que for ser preparo e, posteriormente, optando por coloca-la a secar ou não. Caso a massa for ser consumida quase que imediatamente não há necessidade, mas considerando que essa receita rende cerca de quatro porções e você pode querer reserva-la, é interessante secar a massa antes de congela-la.

Para o preparo do nhoque vegano, por sua vez, utiliza-se de ingredientes 700g de batatas Asterix cozidas e amassadas; 700g de batatas doces cozidas e amassadas; uma colher de chá de sal; duas colheres de sopa de azeite; uma xícara e meia de farinha e uma pitada de cominho.

O preparo é simples, uma vez que as batatas estiverem cozidas, amasse-as e coloque-as em um recipiente, utilizando do sal e cominho para temperá-las, posteriormente adicionando o azeite a mistura. Feito isso, a farinha, assim como na receita de macarrão, deve ser posta aos poucos enquanto se mistura o preparo até que atinja a consistência ideal, lisa e homogênea, sem grudar nas mãos ou no recipiente.

Assim que se atinge o ponto desejado para a massa, enfarinhe uma superfície de modo a possibilitar que a massa seja sovada para que fique firme, podendo ser enrolada e cortada em pequenos cubinhos de cerca de dois centímetros cada. Coloque em uma panela água para ferver, o bastante para cobrir todos os cubos, e adicione a ela um fio de óleo, adicionando os cubos de nhoque pouco a pouco, deixando-os lá até que subam a superfície, indicando estarem prontos.

Uma vez cozidos, coloque-os em um escorredor para retirar o excesso de água, enquanto prepara o molho de sua preferência. Caso opte por congelar parte do que foi preparado, coloque um fio de azeite na porção ainda no escorredor e o mexa para que se misture a todos os cubos, dispondo-os em uma vasilha em seguida e levando-os ao congelador, onde podem ser mantidos por até dois dias.

0/5 (0 Reviews)
2018-11-03T22:00:20+00:00