Canelloni de carne e legumes

Massas são uma aposta certeira quando se busca apresentar uma refeição que vá agradar a grande maioria da família, se não todos. Com inúmeros formatos e combinações de molhos variados, preparar uma massa é uma tarefa divertida que permite a criatividade e liberdade de escolher entre uma série de ingredientes que se adequem a dieta familiar.

massas frescas

Sabe-se que no Brasil, o espaguete reina entre as massas mais apreciadas pela população, entretanto isso não demonstra que as demais receitas não sejam boas, pelo contrário, são tão saborosas quanto. É necessário apenas abrir-se a um novo leque de sabores e tipos de massa como, por exemplo, o Canelloni.

Este prato, assim como inúmeras outras massas, teve sua origem na Itália e seu nome originou-se dada uma inspiração para o formato similar aos aquedutos romanos para escorrimento de água que existiam no local na época. A tradução de Canelloni, portanto, aproxima-se de canudo ou cano. Tradicionalmente como era na época e até os dias atuais, a receita se apresentava recheada de carne, ovos e queijo, sendo este o recheio tradicional, embora atualmente possamos encontrar variações tal como os com frutos do mar.

Uma deliciosa variação, muito apreciada atualmente, é a de carne com legumes. De preparo simples, este Canelloni de massa fresca pode se apresentar como uma refeição que agradará a todos por sua aparente simplicidade, mas sabor inigualável.

O início do preparo desta refeição parte da massa fresca, a qual embora possa ser adquirida em um estabelecimento de confiança, pode facilmente ser feita em casa. Para tanto, poucos ingredientes são necessários, sendo estes: duas xícaras de farinha de trigo; três ovos; uma colher de sopa de óleo e sal a gosto.

Inicialmente coloca-se a farinha em um recipiente, fazendo uma espécie de cratera no centro, e batem-se os ovos separadamente, pondo-os na cratera em seguida e, com a ponta dos dedos, misturando devagar os dois ingredientes. Em seguida, sob uma superfície lisa e enfarinhada, a qual pode ser uma bancada, uma mesa ou tampo de mármore, por exemplo, coloque o conteúdo e sove a massa até que atinja um ponto em que não grude nem na superfície ou nas mãos, se necessário adicione farinha aos poucos para alcançar este objetivo.

Com a massa sovada, molde-a como uma bola e deixa-a descansar por cerca de trinta minutos, coberta com um pano de prato ou papel filme para que não fique seca. Posteriormente, abra-a sobre a superfície enfarinhada, utilizando para tanto um rolo de macarrão ou um cilindro próprio para isto e, em seguida, recorte retângulos médios entre 8×14 cm e reserve enquanto prepara o recheio.

Para o recheio é preciso de 2 colheres de sopa de azeite; 150 gramas de cebola; 20 gramas de aipo; 100 gramas de cenoura; 200 gramas de alcatra; 50 gramas de presunto; 100 gramas de carne de porco; 1 colher de chá sal; 30 gramas de queijo parmesão; 1 ovo; 125 gramas de massa fresca, sal, noz moscada e pimenta a gosto. Para o molho, utiliza-se 4 colheres de sopa de molho de tomate e a mesma quantia de molho bechamel.

O primeiro passo é picar todos os ingredientes, tanto os legumes quanto as carnes, picando as carnes em uma máquina picadora, se possível, caso contrário faça de modo que os pedaços sejam bem pequenos.

Em um tacho, ou panela que achar adequada, esquente o azeite e adicione os legumes para que sejam refogados. Assim que estiverem no ponto, junte as carnes picadas e mexa por algum tempo, depois as deixe cozinhar até que percam o tom rosado. Tempere essa mistura com a noz moscada, o sal e a pimenta e retire do fogo, deixando que esfrie um pouco.

Enquanto a mistura de carne e legumes está posta de lado, bata o ovo e misture-o ao queijo parmesão, pondo-os em seguida junto aos demais ingredientes e misturando bem. Reserve esse preparo enquanto coze a massa.

Os retângulos de massa, previamente recortados, devem ser postos para cozer em água fervente com sal e óleo até que fiquem al dente, por tanto, atente-se ao tempo de cozimento que deve ficar entre três e cinco minutos. Coloque os retângulos aos poucos na água, cerca de quatro ou cinco a cada vez. Uma vez prontos, escorra-os antes de preparar o prato.

Antes de montar o prato, préaqueça o forno a 180Cº. Para a montagem, comece por colocar metade do molho de tomate no tabuleiro ou forma que será usado para assar o preparo. Pegue os retângulos que foram reservados e disponha um pouco do recheio no meio, enrolando-os como canudos em seguida, e pondo-os no tabuleiro com molho.

Repita esse processo até que preencha o espaço do tabuleiro, ou acabe a massa e recheio preparados, então regue a parte superior do preparo com o molho bechamel e o queijo parmesão. Por fim, leve ao forno preaquecido por cerca de 35 minutos ou até que note a superfície adotar uma tonalidade dourada, indicando estar pronta.

0/5 (0 Reviews)
2018-12-06T14:02:28+00:00