Aprenda fazer rondelli

De modo geral, quando comparado a outras massas, o Rondelli não é um prato muito consumido, embora seja muito saboroso. Possivelmente, seu visual requintado passe a ideia de que seu preparo pode ser difícil, mas não é. De preparo simples e com uma infinidade de possibilidades viáveis como recheio este é um prato baseado em massa fresca que pode conquistar o paladar de muita gente e se apresentar como uma opção interessante para quem gostaria de variar na apresentação da refeição.

farinha e ovo

De origem italiana, este prato tem seu nome originado em uma mistura de duas palavras, uma italiana e outra latina, resultando em algo original e que traduzido para o português significa “redondo, perfeito e completo”. Quem já provou este prato sabe que a tradução não poderia ser mais adequada, dada à aparência e sabor inigualáveis que este prato apresenta.

Quem nunca provou e também aos amantes do Rondelli, uma receita diferenciada desta refeição que se mostra muito interessante e saborosa é a massa recheada com ricota, damasco e nozes. Com ingredientes pouco utilizados de modo geral quando comparados a molho de tomate ou bechamel, por exemplo, esta é uma receita que conquista paladares e que pode ser feita quando se busca um prato que aparente requinte.

Assim como outros pratos baseados em massas italianas, neste caso a massa em si também é o primeiro ponto a ser trabalhado. Para seu preparo os ingredientes necessários são: 250 gramas de farinha de trigo; 150 gramas de semolina e 5 ovos inteiros.

Inicialmente, coloque em um recipiente a farinha de trigo e a semolina, misturando-os e pondo-os de modo que formem uma cratera no meio do recipiente, onde serão adicionados os ovos. Misture os ingredientes até que a massa comece a ficar homogênea, colocando-a então sob uma superfície lisa e enfarinhada, sovando-a para que fique lisa e homogênea. Feito isso, a massa deve descansar por cerca de uma hora na geladeira, para em seguida ser aberta e receber o recheio.

O recheio necessita de 500 gramas de ricota; 200 gramas de damasco; 100 gramas de nozes e sal a gosto. Seu preparo necessita do auxílio de um processador, no qual deverá ser picado o damasco e as nozes, sendo estas previamente tostadas na frigideira, e também se deve utiliza-lo para que a ricota tome uma consistência mais pastosa. Feito isso, misture os ingredientes e reserve enquanto a massa é cozida.

Depois que a massa ficou uma hora na geladeira, deve-se abri-la com o auxílio de um cilindro ou rolo de macarrão, e corte-as em cerca de 30 cm levando-as em seguida para cozer, duas tiras por vez por cerca de dois a três minutos, em uma panela grande com água fervente e sal. Quando a massa estiver al dente, coloque-a esticada sobre um prato de pano limpo e distribua o recheio por toda extensão, enrolando a massa em seguida como um cilindro. Em seguida, reserve este preparo por uma hora na geladeira e, neste meio tempo, prepare o molho.

Para o molho bechamel é necessário uma quantia maior de ingredientes, entretanto estes são geralmente alguns dos quais usualmente todos têm em casa. O bechamel contempla o uso de 1 litro de leite; 1 cebola cortada em rodelas; 1 dente de alho cortado em pedaços grandes; 1 folha de louro; 6 grãos de pimenta do reino; 80 gramas de manteiga; 60 gramas de farinha de trigo; 100 gramas de parmesão ralado; noz e sal a gosto, além parmesão para gratinar.

Seu preparo se inicia por ferver o leite, juntamente a cebola, o alho, louro, pimenta e noz moscada. Quando esse conteúdo estiver devidamente fervido, é necessário deixar que descanse por dez minutos. Posteriormente, em outra panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem e em seguida adicionando o leite, anteriormente coado, mexendo rapidamente até que a mistura engrosse e, feito isso, basta adicionar o parmesão e o sal conforme achar adequado.

Tendo o molho pronto e a massa tendo descansado o tempo necessário na geladeira é hora de montar o prato, assa-lo e servi-lo. Para tanto, a massa em formato cilíndrico que foi refrigerada deve ser recortada em pequenas rodelas, com média entre 2 cm e 3 cm.

Utilizando um refratário que caibam as rodelas lado a lado, despeje um pouco do molho bechamel no fundo e distribua os Rondelli neste espaço. O restante do molho deve ser posto sob a massa, levando ainda parmesão salpicado também por cima da mesma de modo que gratine.

Cerca de vinte minutos antes de servir a refeição, leve o recipiente com a massa ao forno, e deixe por tempo suficiente para que o queijo seja gratinado e obtenha uma aparência dourada, tendo isto o prato esta pronto para ser apreciado.

Ainda que possa parecer um prato complexo de ser preparado, seu resultado vale a pena, especialmente se o objetivo é apresentar uma refeição diferenciada e extremamente saborosa

0/5 (0 Reviews)
2018-12-07T08:45:35+00:00